O Arché Porto regressa para mais uma edição, reafirmando o seu compromisso com a criação e o pensamento em torno do cinema documental ibero-americano. Organizado pelo festival em colaboração com a Apordoc, o Laboratório de Escrita e Desenvolvimento Arché Porto oferece, todos os anos, um espaço de reflexão criativa livre de condicionantes financeiras ou logísticas, centrado no acompanhamento artístico e conceptual de projetos documentais em fase de desenvolvimento.
Ao longo de cinco dias intensivos, os participantes trabalham com um tutor especializado, num ambiente que privilegia a troca de ideias, a experimentação e a maturação de cada proposta. No final do laboratório, os projetos são apresentados a profissionais da indústria cinematográfica e a um júri internacional, responsável pela atribuição dos prémios Arché Porto.
Nesta edição, foram selecionados cinco projetos que se distinguem pela originalidade das suas abordagens e pela vontade de explorar os limites e as possibilidades do género documental:
Trata-se de uma atividade co-organizada em colaboração com a Apordoc, com o apoio de Turismo de Portugal (que apoia todas as atividades de Indústria), sendo também uma operação apoiada pelo Ministère de l'Europe et des Affaires étrangères e pelo Institut Français no âmbito da estratégia de promoção internacional das indústrias culturais e criativas através do dispositivo PICC. O Arché Porto é ainda organizado em parceria com a ECAM - Escuela de la Cinematografia de la Comunidad de Madrid, DAE - Documentary Association of Europe, MAD Sound Studios, Sound Force Studio, Nebulae/doclisboa e Eurodoc.
Mais do que um espaço de formação, o Arché Porto afirma-se como um laboratório de ideias, um ponto de encontro entre realizadores, produtores e pensadores do cinema documental contemporâneo, que encontram aqui um terreno fértil para desenvolver e repensar os seus projetos e práticas artísticas.