Três visões distintas e uma cidade como ponto de partida: Elena L. Riera, Pedro Neves e Vlad Petri são os cineastas selecionados para o Working Class Heroes 2025. Este programa, desenvolvido em parceria com a Filmaporto – film commission e a #CaixaForumPlus da Fundação “la Caixa”, apoia a criação cinematográfica sobre o Porto com uma bolsa de 75.000€. Mais do que viabilizar novos filmes, aproxima cineastas da comunidade local, escutando e revelando a diversidade de histórias que definem o presente e a memória da cidade.
Em cada edição, projetos de três cineastas são apresentados a um júri internacional; um é escolhido para ser desenvolvido e produzido ao longo de dois anos, estreando mundialmente no Porto/Post/Doc.
Elena López Riera é uma cineasta e artista visual espanhola cujo cinema poético cruza realidade e mito. Cofundadora do coletivo lacasinegra e professora na Universidade de Genebra, apresentou filmes como Pueblo, Las vísceras e Los que desean em Cannes, Locarno e Toronto. Los que desean venceu o Pardino de Ouro em Locarno e foi nomeado para os Prémios de Cinema Europeus. Retrospectivas da sua obra foram apresentadas em Paris, Bogotá e Gijón.
Pedro Neves é realizador e produtor de documentários sediado no Porto. Fundador da Red Desert Films, o seu trabalho explora temas como a memória, a revolução e a transformação social. Filmes como The Desert Fox, Tarrafale Dreams of a Revolution foram premiados e exibidos em festivais como Clermont-Ferrand, Doclisboa e CPH:DOX. É também secretário-geral da APNEIA, apoiando a produção audiovisual independente no norte de Portugal.
Vlad Petri é um cineasta que explora realidades políticas e sociais a partir de uma perspetiva profundamente pessoal. Combinando imagens de arquivo e registos íntimos, os seus filmes desafiam as fronteiras entre documentário e ficção. A sua primeira longa, Where are you Bucharest?, estreou em Roterdão, e Between Revolutions venceu o Prémio FIPRESCI na Berlinale, sendo exibido em mais de 100 festivais internacionais.
Esta atividade também conta com o apoio do Turismo de Portugal.