Nascida em Paris em 1990, filha de pai argelino e mãe palestiniana, Lina Soualem é uma cineasta e atriz cuja obra espelha, com rara sensibilidade e lucidez, as camadas de pertença, dor, silêncio e resistência que atravessam o seu passado familiar e os territórios colonizados de onde descende. Franco-palestino-argelina, a sua identidade múltipla é não só ponto de partida como matéria viva da sua criação artística. Em 2025, o Porto/Post/Doc visita a sua obra num programa foco, onde se mostram as suas duas longas-metragens, uma carta branca com escolhas de filmes e a série televisiva que integrou como editora de argumento. A realizadora estará presente no Porto para apresentar estes programas e orientar uma masterclass.
Formada em História e Ciência Política na Universidade de La Sorbonne, Lina Soualem iniciou o seu percurso profissional como programadora no Festival Internacional de Cinema de Direitos Humanos de Buenos Aires. Enquanto cineasta encontrou uma linguagem íntima e poderosa para interrogar não só a história coletiva dos povos colonizados, mas também os laços mais delicados da sua própria herança familiar. Com duas longas documentais, Lina Soualem construiu uma filmografia de impacto internacional, premiada em diversos festivais e celebrada pela crítica como uma nova voz essencial do documentarismo contemporâneo.
“Their Algeria” teve estreia mundial no Festival Visions du Réel em 2020 e revelou-se, desde logo, uma obra de grande maturidade narrativa e estética. O filme acompanha a separação dos avós argelinos da realizadora após 62 anos de casamento. Mas, mais do que o retrato de uma ruptura tardia, o documentário mergulha nos silêncios densos que atravessam a vida de migrantes forçados, marcados pelo exílio, pela nostalgia e pela impossibilidade de pertença. “Leur Algérie” recebeu diversos prémios internacionais, incluindo o Prémio de Melhor Primeira Obra no Festival CINEMED e o Prémio de Melhor Documentário no Festival CINEMANIA.
Três anos depois, em “Bye Bye Tibériade” (2023) - obra integrada na competição internacional do Porto/Post/Doc 2023, Lina Soualem acompanha a sua mãe, a reconhecida atriz palestiniana Hiam Abbass, numa visita à sua terra natal, documentando os laços familiares femininos e a herança palestiniana em vias de esquecimento. Estreado no Festival Internacional de Cinema de Veneza, o filme distingue-se pela delicadeza com que tece o político e o íntimo, dando espaço a uma tapeçaria de vozes femininas: a avó, a mãe, as tias e a própria realizadora conversam, riem, lembram e reconstroem o passado. Num contexto em que a vida palestiniana é sistematicamente silenciada, a obra de Lina é uma recusa poética ao apagamento.
“Bye Bye Tibériade” conquistou o Prémio de Melhor Documentário no BFI London Film Festival e no CINEMED, além do Prémio do Júri no Festival Internacional de Cinema de Marraquexe. Foi ainda escolhido para representar a Palestina nos Óscares de 2024 e nomeado para Melhor Documentário nos Film Independent Spirit Awards e nos Prémios César de 2025.
Fora do grande ecrã, em “Oussekine” - projeto que integrou enquanto pesquisadora e editora de argumento - apresenta uma obra de rara coragem política e narrativa ao revisitar o assassinato de Malik Oussekine, estudante franco-argelino morto por um polícia em Paris em 1986. Este caso, que desencadeou uma indignação nacional, trouxe à luz as feridas profundas da violência policial e as contradições do tratamento dos imigrantes numa França que, sob François Mitterrand, prometia uma nova era de integração. Através de um meticuloso trabalho de reconstituição de arquivos, a produção questiona não apenas o que mudou nas décadas seguintes ao acontecimento, mas também os mecanismos de silenciamento e a perpetuação de injustiças que ecoam no presente.
Ao escutar e recolher estas histórias, a cineasta lança pistas para a história coletiva dos povos que foram colonizados, silenciados e deslocados. Um cinema humano que revela - a partir das histórias reais de amor, exílio, identidade e pertença - as cicatrizes da geopolítica.
FOCO LINA SOUALEM
Bye Bye Tiberias
DOC, 2023, FRA, PSE, BEL, QAT, 80’
Trailer
Oussekine
SÉRIE, FIC, 2022, FRA, 70’
Trailer
Their Algeria
DOC, 2020, FRA, DZA, CHE, QAT, 72’
Trailer
Carte Blanche
Foragers, Jumana Manna
DOC, 2022, PSE, 64’
Trailer
Genealogy of Violence, Mohamed Bourouissa
FIC, 2022, FRA, 16’
Trailer
Life on the CAPS, Meriem Bennani
DOC, EXP, ANI, 2022, USA, 33’
Trailer
Moonscape, Mona Benyamin
FIC, 2020, PSE, 17’
Nation Estate, Larissa Sansour
FIC, 2012, DNK, PSE, 9’
Trailer
Pacific Club, Valentin Noujaim
DOC, 2023, FRA, QAT, 16’
The Flowers Stand Silently, Witnessing, Theo Panagogopoulos
DOC, 2024, GBR, 17’
Trailer
Operação apoiada pelo Ministère de l'Europe et des Affaires étrangères e pelo Institut Français no âmbito da estratégia de promoção internacional das indústrias culturais e criativas através do dispositivo PICC.