PortoPostDoc

Sessões únicas a não perder no festival

por Porto/Post/Doc / 14 11 2021


Chamamos-lhes sessões especiais porque aqui se encaixam filmes de passagem única, estreias fora de competição ou atividades de encontro entre o cinema e outras áreas artísticas. Pela selecção deste ano passam figuras incontornáveis das artes e da vida pública portuguesa, espaços de cruzamento com a gastronomia e a música e filmes sobre outros filmes.

Sessão de diálogo com a nossa cerimónia de abertura, Sobre Maria do Mar é uma criação de Manuel Mozos. Um filme que acompanha de perto o processo de criação, gravação e restauro do filme Maria do Mar, de Leitão de Barros. O filme passa em sessão única no domingo, dia 21 de novembro, no Passos Manuel.

Não é de hoje a nossa vontade de propor sessões que cruzem o cinema e a culinária. Em Prato/Post/Pato juntam-se duas artes: a das imagens e a dos sabores. Marcada para quarta, dia 24 de novembro, na Sala estúdio Perpétuo, esta sessão inicia com a exibição de Pato Pathos, um filme sobre os 40 anos de trabalho de Luís Pato, enólogo e produtor de vinhos que revolucionou a zona da Bairrada. Após o filme, o palco passa a ser o espaço para um jantar de degustação que junta a nova escola da gastronomia portuense, representada pela Chef Tânia Durão (Atrevo), à escola tradicional da Bairrada, através do reputado Restaurante Mugasa do Chef Ricardo Nogueira. O pack jantar+filme conta com lotação limitada e pode ser adquirido por €80 euros. As inscrições podem ser feitas através do envio de um email para ana.spot@gmail.com.

Ainda no tema da gastronomia, destaque inevitável para a antestreia de Ljubomir Stanišić – Coração na Boca, um retrato íntimo e pessoal sobre o percurso, humano e profissional, de um dos mais colunáveis chefs de alta cozinha portuguesa. A sessão, única, acontece no domingo, dia 21 de novembro, no Rivoli. Bilhetes disponíveis aqui

É uma das figuras regulares nos programas competitivos do festival. Rodrigo Areias é talvez um dos mais prolíficos realizadores nacionais e, em novembro, estreia aqui A Arte da Memória, um filme onde acompanhamos os processos artísticos e a prática criativa de três nomes maiores da arte contemporânea portuguesa e brasileira: Daniel Blaufuks, Pedro Bastos e José Rufino. A sessão acontece na Sala Estúdio Perpétuo, na sexta, dia 26 de novembro.

O tema da gentrificação é um dos assuntos mais prementes na discussão pública das grandes cidades do país. Em Do Bairro, Diogo Varela Silva, leva-nos pelas ruas, pessoas e histórias de alguns dos bairros “mais típicos” de Lisboa. Uma sinfonia triste para o ocaso de uma cidade invadida pelo turismo. Passa no sábado, dia 27 de novembro, na Sala Estúdio Perpétuo.

Quando se celebram os 80 anos de carreira de Eunice Muñoz, Tiago Durão assina um tocante e delicado documentário que funciona como uma “oferta” em forma de filme de Eunice à sua neta, Lídia Muñoz, também ela atriz. Uma janela para a intimidade daquela que é conhecida como a “grande dama do teatro português”. Eunice Ou Carta A Uma Jovem Actriz passa no sábado, 27, no Rivoli, e domingo, 28, na Sala Estúdio Perpétuo. Bilhetes para o Rivoli aqui.

Fechar com chave de ouro, uma estreia no Porto: As Filhas do Fogo, um espectáculo multidisciplinar que junta o cineasta Pedro Costa aos Músicos do Tejo. Dia 30, pelas 21h30, no Coliseu AGEAS. Bilhetes disponíveis aqui.


Tags:
Partilhar: Facebook / Twitter
← Notícia anterior Próxima notícia →