PortoPostDoc

Working Class Heroes Pitch

26 NOV

O projeto Working Class Heroes é uma iniciativa criada em 2021 pelo Porto/Post/Doc, em parceria com a Filmaporto – film commission, e que, em 2024, contou com o acréscimo de interesse por parte da plataforma CaixaForum+ (Fundación “la Caixa”), com apoio do BPI. 

Mais do que um simples apoio à produção, este programa é uma plataforma para criar cinema enraizado na cidade do Porto — nas suas pessoas, nos seus espaços, nas suas tensões e transformações. Com esta iniciativa, o festival pretende não só viabilizar o desenvolvimento e produção de novos filmes, como também aproximar diferentes olhares artísticos do contexto urbano e social local, reforçando o diálogo entre criadores e comunidade.

Com uma bolsa de 75.000 €, o projeto convida cineastas nacionais e internacionais cujo olhar ressoe com a identidade do festival e com as realidades sociais da cidade. O objetivo? Dar voz aos protagonistas do quotidiano: os trabalhadores, os invisíveis, os resistentes — os verdadeiros “heróis de classe trabalhadora”.

Todos os anos, três realizadores são selecionados para apresentar os seus projetos perante um júri internacional. Um deles é escolhido para desenvolvimento e produção, num processo que se desenrola ao longo de dois anos e culmina na estreia mundial da obra no próprio Porto/Post/Doc.

Working Class Heroes é um convite ao compromisso com o real. Um desafio a pensar a cidade não como pano de fundo, mas como personagem viva. Um gesto de resistência cultural, de ligação entre cinema e território, entre arte e comunidade. Ao promover estes novos olhares histórias sobre a nossa cidade, o programa afirma o cinema como ferramenta crítica, política e poética. Uma maneira de iluminar zonas esquecidas, questionar narrativas dominantes e construir novas imagens para a cidade.

Em 2025, os cineastas convidados são:

. ELENA LÓPEZ RIERA (Espanha)
. PEDRO NEVES (Portugal)
. VLAD PETRI (Roménia)

---
Esta atividade também conta com o Apoio do Turismo de Portugal