Em colaboração com a Apordoc, o festival organiza anualmente o Arché Porto, um laboratório criativo dedicado ao desenvolvimento de projetos documentais ibero-americanos. Livre de condicionantes financeiras e logísticas imediatas, este laboratório oferece aos participantes um espaço privilegiado de reflexão sobre o processo criativo de cada projeto selecionado.
Ao longo de cinco dias, tutores especializados avaliam e acompanham os projetos, que posteriormente são apresentados aos profissionais da indústria presentes no festival e a um júri internacional responsável pela atribuição de um prémio.
Em cada edição são selecionados cinco projetos em fase de desenvolvimento, caracterizados por uma forte abordagem documental e que explorem de forma inovadora as potencialidades e os limites do género.
Esta atividade é co-organizada em colaboração com a Apordoc, em parceria com a ECAM - Escuela de la Cinematografia de la Comunidad de Madrid, a DAE - Documentary Association of Europe, MAD Sound Studios e Eurodoc.