A série "Oussekine" revisita o assassinato de Malik Oussekine, estudante franco-argelino morto pela polícia em Paris em 1986.
A partir do trabalho de pesquisa e edição de argumento de Lina Soualem, em diálogo com Carole Desbarats, a sessão expõe o processo de investigação, o uso de arquivo e as opções narrativas que confrontam o racismo sistémico e a memória política francesa.
Após a conversa, serão exibidos os dois primeiros episódios da série. Mais informação aqui: Oussekine EP.01 + EP.02.
Aberto a titulares de acreditação do festival ou mediante compra de bilhete.
Oradoras: Lina Soualem, Carole Desbarats
Lina Soualem é realizadora e atriz franco-argelino-palestiniana. Os seus filmes "Their Algeria" (2020) e "Bye Bye Tiberias" (2023), estreado em Veneza e selecionado para representar a Palestina nos Óscares, exploram as memórias familiares e as heranças do exílio. Colabora regularmente como argumentista e consultora em projetos de ficção e documentário, tendo desenvolvido o trabalho de pesquisa e edição de argumento na série "Oussekine", produzida pela Disney+.
Carole Desbarats é investigadora e professora, especialista em pedagogia da imagem e análise cinematográfica. Foi diretora de estudos da escola La Fémis, onde coordenou programas académicos e projetos de literacia cinematográfica. Atualmente, é diretora artística de Les Rencontres du Havre sur les Séries e dedica-se à educação artística, com enfoque na mediação escolar e na formação de públicos.