Em colaboração com a Apordoc, o festival organiza o Arché-Porto, um laboratório criativo de desenvolvimento de projetos cinematográficos para cineastas com projetos em fase de desenvolvimento e de produção. Livres de condicionantes financeiras e logísticas imediatas, o laboratório dedica-se, principalmente, à reflexão sobre o processo criativo de cada projeto selecionado. Ao longo de três dias, um tutor/a convidado/a fará uma avaliação e um acompanhamento dos projectos, antes destes serem apresentados aos convidados da indústria que participam no festival e a um júri internacional, que atribuirá um prémio ao melhor projecto.
TUTORIA: ANDRÉS DUQUE
O seu trabalho situa-se na periferia da não-ficção com um forte viés ensaístico. Os seus filmes têm recebido inúmeros prémios em festivais de cinema em todo o mundo (Punto de Vista, Cinéma du Réel, Dokufest, D'A, Unicorn Awards, Goya Awards). Foram também exibidos em centros culturais como o Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Museo de Arte Contemporáneo de Barcelona, Museu de Arte Moderna de Viena, Museu de Arte Contemporânea de Moscovo, Museu Hermitage em São Petersburgo, entre outros.
PROJETOS SELECIONADOS
MYSTICISME DU SUD
Fábio Penela
Produção: Fábio Penela, Portugal
Há milhares de anos existiam tremores de Terra tão fortes que por vezes marcavam o fim de uma era e o início de outra. Acredita-se que alguns desses tremores eram obra de forças ocultas inexplicáveis. De um dia para o outro, na Tunísia, aparece misteriosamente um lago no deserto. As maiores dunas do Sahara cantam melodias durante a noite. Um homem dourado observa tudo ao longe. Ouve-se a Terra tremer de novo.
MÃOS - PODER, GESTO E TOQUE
Rita Figueiredo
Produção: Rita Figueiredo, Portugal
Vários estudos apontam para a primeira língua humana ser a gestual. Um dos primeiros gestos artísticos é a pintura de uma mão, indissociável do rito mágico. Também no cinema as mãos e a magia têm especial relevância: uma das primeiras imagens filmadas são as mãos de um mágico. O poder das mãos faz parte de todas as culturas: a mão que cura enquanto espelho do corpo, o gesto enquanto expressão do universo, o toque, tão crítico, cuja ausência pode levar à morte.
STRANA
Diana Mizrahi Cengarle
Produção: OMEN SCP, Espanha
Uma lenda familiar conta que a minha bisavó, Lucia Antonutti, tentou assassinar Mussolini antes de emigrar para a Argentina. A minha viagem a Friuli, Itália, para descobrir o que aconteceu, radiografa uma identidade porosa, marcada por migrações e lutas.
RASTROS DEL TRABANT
Orisel Castro López
Produção: Cactus & Hedgehog (Cuba, Alemanha)
Reyna viveu os últimos anos da RDA a trabalhar numa fábrica de automóveis. Com a queda do muro, voltou a Cuba e guardou no seu álbum de fotografias a lembrança de um tempo feliz. 33 anos depois, viaja no tempo através de material de arquivo da antiga fábrica e de cartas de amigos e colegas alemães, mudando a sua perspetiva sobre o passado. Uma reflexão experimental sobre a mudança radical de um sistema político, o declínio da classe trabalhadora e o olhar estrangeiro sobre a unificação de dois países.